[SOLVED] Comparar datas que estão dentro do banco de dados para gerar resultado em gráfico

Pessoal, tenho no banco de dados um campo de PRAZO e um campo de DATA DE ENTREGA, ambos em formato de data.
Queria agrupar numa pesquisa somente itens que a data de entrega fosse maior que o prazo, para gerar um grafico de atrasos.

Alguém tem alguma ideia pra que eu possa fazer isso com o que tenho?

Quando faço um “Search for” em constraint não consigo comparar as datas de uma linha do banco de dados, não consigo fazer essa comparação de datas current item.

Iury esses campos são da mesma tabela?

Eu consigo imaginar algumas opções, mas seria preciso entender como está estruturado sua tabela e fazer alguns testes.

Você poderia tentar colocar um filtered na busca e usar uma opção avançada para que entrega < prazo. Mas ai provavelmente você terá que fazer alguns ajustes para extrair dia/mes/ano e horas exatas (se o caso).

No entanto, eu sugiro que para esse tipo de finalidade você crie um campo novo na tabela em questão do tipo boleano (yes/no), exemplo: “Atraso” e deixe padrão “no”. Depois crie um workflow para salvar neste item “Atras = yes” quando o prazo for ultrapassado.

Dessa forma quando você buscar por itens atrasados você simplesmente cria uma constraint com este campo ficando “Do a search for item :atraso = yes”. A busca ficará muito mais leve e consumirá menos WU do que fazendo um filtered no front, sobretudo se a tabela for pesada.

Matou a charada marcelo.bidoia.santos! essa forma de filtrar por “advanced” deu certo sim, mas realmente percebi que para gastar menos WU precisaria de um campo ATRASO(yes/no), o meu problema agora é que tenho mais de mil itens para analisar quais estão ou não com atraso “yes”, preciso de uma forma boa para automatizar isso

1 Like

Corrigir os itens da tabela nao vai ser dificil. Eh so programar um bulk ou um schedule on a list. 1000 itens vai rodar rapido e corrigir.

Agora tem que pensar como fazer o workflow pros proximos. Voce pode user schedules (por exemplo programa ele pra rodar na data de prazo assim que voce cria um item novo. Qnd chegar a data o schedule eh disparado e confere se a entrga passou ou nao o prazo; assim como qnd a atualizar a data de entrega antes do prazo voce cancela o workflow agendado mantendo o campo atraso como nao) pode usar database trigger ou atualizar em page loads… enfim tem opcoes para isso, estuda a melhor maneira para seu objetivo.

Deu certo aqui fazendo o Bulk com API back end! Valeu demais pelas dicas!

1 Like

Em relação ao workflow para colocar os novos próximos campos, é tranquilo pois a aplicação passa por botões de ação para finalizar!

1 Like