Login com nome de Usuário

Pessoal, precisava de uma ajuda pf :slightly_smiling_face:

Eu queria fazer o login, mas ao invés de ter que colocar o email pra logar, eu queria que ele entrasse com o nome de usuário.

Eu já tentei e ele até salva, mas na hora de logar num sei como fazer pra puxar o nome de usuário ao invés do email e o bubble aceitar.

Vlw ai pela ajuda.

1 Like

Até onde eu sei, o bubble usa o parâmetro de email para login e isso não é flexível, mas é possível contornar essa situação se, na sua base de dados de usuário, vc tiver uma coluna com o username. Aí, é só criar uma correspondência entre as duas informações!

1 Like

Ok, obrigada vou tentar aqui :smile:

Olá @mayainatsume

Tem uma forma, é uma artemanha, talvez exista uma forma menos complicada:

  1. Depois de cadastrar o usuário com o nome e o email, esta informação vai para nossa base de dados, então:

  2. Quando estiver a fazer o login, tem um truque:
    a) Preencha normalmente os campos do email e a senha;
    b) Defina que ele apenas permita entrar o usuário da tua base de dados com o nome igual a caixa de input com o nome de usuário;

  3. Defina que o email tenha preenchimento automático e desabilite ele.

    a) No conteúdo inicial (Initial input) do email, procume pelo usuário, cujo nome de usuário é igual ao input nome de usuário, e peça que ela devolva o primeiro email da lista que tenha estas condições.

  4. O truque.

a) Desabilite para que o campo do email não apareça qualdo a página é aberta ou actualizada.

b) Oculte esta grupo de input email do grupo login.

c) Ajuste o grupo de login e já está. :grinning:

A verdade é que a opção do email, ainda está aí, apenas tornaste ele com o preenchimento automático, quando o usuário já cadastrado introduz o seu nome de usuário de cadastro e tornaste ele invisível para o usuário.

Espero ter ajudado.

2 Likes

Hoje de tarde vou gravar um video lá no meu canal do youtube sobre isso. Achei sua dúvida bem pertinente!

https://www.youtube.com/channel/UCMY85aGfRfpuk_z_YC1u7Dw

2 Likes

Ótimo vídeo, ficou tudo certinho agora… Eu confesso que tava quebrando a cabeça aqui, pq já tinham me respondido mas eu tava era imaginando como que eu ia fazer, e eu tava meia sem graça de perguntar denovo… e assim ficou bem detalhado e eu creio que respondeu a dúvida de outros também.

Muito obrigada, dei like e segui o seu trabalho :+1: Sucesso e tudo de bom!!!

1 Like

Olá, tudo bem?
Você se lembra o que fez para resolver esta questão? Cliquei no link do comentário, mas não tem vídeos, cheguei a procurar pelo canal, mas não encontrei.
Desde já eu agradeço!

Boa Nattan?

Tem a solução aí em prints do aderitoarison*

Bom trabalho …