Como integrar sua Google Planilha via API no Bubble com Sheety.co

Veja como ler e editar os dados de sua Google Planilha dentro do Bubble.io, criando uma integração API.
Você consegue usar o mesmo banco de dados de seu aplicativo Glide no Bubble dessa forma!

Tudo isso criado usando o Bubble.io no plano gratuito, o Sheety.co no plano gratuito, e o Glideapps.com no plano gratuito :grinning:
Nenhum real foi gasto na produção desse vídeo :joy:

ASSISTA O VÍDEO:

2 Likes

Oi Renato, tudo bem? cara, te agradeço muito pelos videos! Esse tutorial eu não consegui subir a imagem, inicialmente estava puxando do drive mas percebi que a pasta não era pública, achei que fosse esse o problema mas mesmo um link de imagem pública não funciona. Já fucei vários tutoriais mas sem sucesso!
Valeuuu

Parabéns Renato, você sempre fazendo e entregando o melhor para todos! DEUS TE ABENÇOE e MUITO OBRIGADO!

Oi @bomdiafreela,

É pra funcionar. Tenta um link de imagem que vc pega em algum site.
As vezes o link que você copia do Google imagens pode dar problema.

Testei dessa maneira e também sem sucesso. Algum chance de ter mudado a regra do sheety?

essa é a planilha (a imagem está pública em um site)

bubble conforme tutorial

preview da plataforma

Eu observei que ele está puxando um link de imagem diferente do link da planilha, isso acontece com qualquer imagem dinâmica que adicionar

@bomdiafreela, o problema está na expressão do Dynamic Image. Posta um print pra gente ver como está.

Renato Asse
:rocket: Comunidade Sem Codar - aprenda Bubble de uma vez por todas

Realmente havia um problema na expressão, corrigi e a imagem da web passou a funcionar!
mas ainda a imagem do google drive, mesmo que a pasta esteja pública não retorna.

O objetivo é uso profissional da ferramenta para aprovar os conteúdos dos clientes, acho que o caminho mais seguro seria criar um login de usuário para subir essas imagens no banco de dados.

Segue prints:

Tem certeza que está populada a imagem no banco de dados?
Qual o link da imagem que vc está tentando acessar?
Coloca num elemento TEXT, pra ver se ele puxa a URL

Prezado Renato, gostaria de agradecer por todas essas informacoes, porem ao tentar realizar in puts de dados no google planilha tive muita dificuldade… e isso eh fundamental para minha aplicacao. gostaria muito que pudesse me ajudar a criar esta funcionalidade.

Antecipadamente grato, samir

Prezado Renato, gostaria de agradecer por todas essas informacoes, porem ao tentar realizar in puts de dados no google planilha tive muita dificuldade… e isso eh fundamental para minha aplicacao. gostaria muito que pudesse me ajudar a criar esta funcionalidade.

Antecipadamente grato, samir

Opa @samir,

Tentou fazer a chamada POST como mencionei no vídeo?
Qual foi o erro que deu?

Renato,
Na verdade minha dificuldade eh de como montar o workflow (inserir dados no google sheet).
Tive que adquirir a versão paga para poder inserir os dados mas não tive sucesso em montar o fluxo de trabalho… montei um endpoint e tentei diversas funções no step 1 (custon events > schedule API Worflow), tentei outras formas mas a ‘‘linha’’ eh criada no banco de dados do Bublle mas não atualiza a planilha…

Poderia me ajudar com um exemplo assim como oque vc usou com a funcao GET mas agora com a funcao POST…
Antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho, com certeza esta motivando muitas pessoas a desenvolverem seus próprios apps.

Abs

@samir,

Veja aqui o exemplo que usei para uma chamada POST, funcionou direitinho:

Aqui vc encontra essa documentação:
https://sheety.co/docs/making-requests

Bom dia, estou tendo a mesma dificuldade, tanto para Post como para Put, fiz igual ao seu Renato mas nao funcionou, o metodo Delete funciona. alguma sugestão?
No seu eu vi que você colocou um Headers, tem alguma coisa que eu possa verificar?.
Agradeço pela ajuda.

Este é o erro que retorna.
There was an issue setting up your call.

Raw response for the API
Status code 400
{}

@fteraoka, manda os parâmetros no body, tipo assim:

{
“cliente”: {
“nome”: “<Nome (Texto)>”,
“idade”: “<Idade (Número)>”
}
}

Se vc estiver na Comunidade, tem várias aulas sobre isso no módulo de APIs:

Ou, tem na documentação do Sheety também:
https://sheety.co/docs/getting-started

Renato, fiz isso, mas ainda esta me retornando erro, da uma olhada e ve se consegue identificar aonde estou falhando.

Infelizmente não estou na sua comunidade, assim que conseguir fechar algum projeto eu entro, conforme falei contigo no instragan.

@fteraoka, dá uma olhada nesse trecho da documentação:

Faz isso e veja se resolve.

Consegui, obrigado Renato, segue os parâmetros, fiz vários testes, a unica coisa que nao gostei foi que so pode ser feito um projeto no programa Free do Sheety,

{
“certificate”: //nome da coluna de referencia
{
“certificate”: , //nome da coluna de referencia
“title”: “”, // coluna de dados
“information”: “”, //coluna de dados
“status”: “” //coluna de dados
}
}

Boa noite, podem me ajudar?

Há como utilizar parâmetros dinâmicos na chamada da API?

Exemplo, na imagem abaixo, os dois primeiros parâmetros são padrão, mas o terceiro “numero” gostaria de puxar de uma input.

O objetivo é inserir o número de uma nota fiscal no input, clicar no botão e buscar vários dados da nota dentro do erp e auto-preencher os demais inputs com os dados correspondentes.