🚀 Geração de PDFs Profissionais sem Gastar com Plugins – Conheça o LaTeX + Cloud Run

Oi pessoal!

Quero deixar uma dica importante aqui pra quem, como eu, já se cansou dos plugins caros de geração de PDF no Bubble.

Descobri uma alternativa que tem funcionado super bem: usar o LaTeX (uma linguagem usada em universidades e empresas para gerar documentos profissionais) junto com o Google Cloud Run. Isso permite gerar PDFs com alta qualidade e sem pagar mensalidades absurdas – apenas centavos (e se o volume for pequeno, pode sair até de graça!).

Como funciona:

• Você monta um modelo LaTeX pronto (pode usar o Overleaf pra isso).
  • Dentro do template, usa campos como <<nome>>, <<data>>, <<valor>>, etc.
  • No Bubble, substitui esses campos dinamicamente com Find & Replace e usa :formatted as JSON-safe pra enviar os dados corretamente para a API.
  • Depois, faz uma chamada POST usando o API Connector do Bubble para a URL da sua API personalizada no Cloud Run (onde o LaTeX será compilado em PDF).
  • A API devolve o PDF gerado, e você pode salvar, baixar ou mostrar diretamente no seu app.

:light_bulb: E o melhor: se você nunca mexeu com LaTeX ou Cloud Run, o ChatGPT pode te ajudar a montar tudo do zero, passo a passo. Foi assim que eu consegui — sem precisar contratar serviço nenhum.

Meu objetivo aqui é só informar que essa possibilidade existe. Não precisamos ficar reféns de plugins caros pra algo que podemos fazer com mais controle, qualidade e quase nenhum custo.

Se alguém quiser experimentar, é só pedir ajuda pro ChatGPT que ele explica cada passo, inclusive como configurar o Cloud Run e o API Connector no Bubble. :wink:

Nota: eu mesmo, sem saber nada de programação, consegui realizar esse feito usando totalmente o ChatGPT. Pedi pra ele explicar tudo detalhadamente e, sempre que aparecia algum erro, mandava pra ele e recebia orientação.
Se eu consegui, você também consegue!

Abraço!

3 Likes

Muito bom!