Oi pessoal!
Quero deixar uma dica importante aqui pra quem, como eu, já se cansou dos plugins caros de geração de PDF no Bubble.
Descobri uma alternativa que tem funcionado super bem: usar o LaTeX (uma linguagem usada em universidades e empresas para gerar documentos profissionais) junto com o Google Cloud Run. Isso permite gerar PDFs com alta qualidade e sem pagar mensalidades absurdas – apenas centavos (e se o volume for pequeno, pode sair até de graça!).
Como funciona:
- Você monta um modelo LaTeX pronto (pode usar o Overleaf pra isso).
- Dentro do template, usa campos como
<<nome>>
,<<data>>
,<<valor>>
, etc. - No Bubble, substitui esses campos dinamicamente com
Find & Replace
e usa:formatted as JSON-safe
pra enviar os dados corretamente para a API. - Depois, faz uma chamada POST usando o API Connector do Bubble para a URL da sua API personalizada no Cloud Run (onde o LaTeX será compilado em PDF).
- A API devolve o PDF gerado, e você pode salvar, baixar ou mostrar diretamente no seu app.
E o melhor: se você nunca mexeu com LaTeX ou Cloud Run, o ChatGPT pode te ajudar a montar tudo do zero, passo a passo. Foi assim que eu consegui — sem precisar contratar serviço nenhum.
Meu objetivo aqui é só informar que essa possibilidade existe. Não precisamos ficar reféns de plugins caros pra algo que podemos fazer com mais controle, qualidade e quase nenhum custo.
Se alguém quiser experimentar, é só pedir ajuda pro ChatGPT que ele explica cada passo, inclusive como configurar o Cloud Run e o API Connector no Bubble.
Nota: eu mesmo, sem saber nada de programação, consegui realizar esse feito usando totalmente o ChatGPT. Pedi pra ele explicar tudo detalhadamente e, sempre que aparecia algum erro, mandava pra ele e recebia orientação.
Se eu consegui, você também consegue!
Abraço!