Oque é feito onde?

Olá a todos!
Amigos, eu tenho uma duvida relacionada ao processamento das Workflows.
Toda workflow é processada pelo servidor?
Quais delas são tratadas pelo dispositivo cliente?
Estou precisando realizar cálculos de distancia e direção baseado em coordenadas e não há necessidade alguma disso ser feito pelo servidor, quero entender como tudo é tratado pra saber como fazer minha lógica.
Uma outra duvida é como rodar javascript no dispositivo do cliente, tenho uma pequena biblioteca .js que faz exatamente esses cálculos e preciso saber como rodar esse .js e interagir com os dados que são mostrados para o cliente e dados do banco.

Olá. Backend Workflows são processados nos servidores da Bubble.
Os outros workflows - workflows que você cria nas páginas - são rodados no dispositivo cliente. Quer dizer, mais ou menos. A Bubble acabou de lançar uma feature nova que deixa você fazer um API call diretamente do dispositivo do cliente ([New Feature] Make API call directly in the browser, if possible).

Para rodas Javascript, tem alguns plug-ins que você pode usar. Esse é o que eu mais uso: Toolbox Plugin | Bubble.

1 Like

Grato pela ajuda Rico.
Eu estou futucando bastante o Toolbox mas a forma de usar não está me parecendo tão dedutiva. Eu quero apenas rodar umas funções que ficam em um .js, essas funções calculam distancia e direção entre duas coordenadas GPS. (Essas ficam no DB)
Pode me dar uma dica de como procedo?
Mais uma vez, grato pela ajuda.

O Bubble tem uma integração boa com o Google Maps que poderia calcular isso para você. Você já tentou esse caminho?

O uso do Googlemaps implica em uso de API, eu tenho a KEY, mas o uso agora está muito limitado.
Eu estou vendo como criar plugins, assim até facilita o uso das funções.
Além da documentão oficial sobre o assunto vc tem alguma indicação de onde obter informações sobre a criação de plugins?

Esse vídeo aqui é recente e tem o foundations: Bubble.io Plugins Full Overview and Tutorial - How To Build A Bubble.IO Plugin in 2021 - YouTube

1 Like

Ajudou muito.