Estou tentando entender como otimizar o consumo de WU ao criar e modificar dados no meu app.
No geral, meu objetivo é aprender como consumir menos WU em operações simples do banco de dados, como criar um registro e atualizá-lo depois.
Para explicar o problema, vou usar um caso específico que está me chamando atenção:
Exemplo real: adicionar um item à lista de um usuário
Tenho um Workflow muito simples:
Crio um novo dado (um registro super básico).
Faço um “Make changes to User” adicionando esse novo registro dentro de um campo do usuário que é uma lista.
Na maioria dos casos, essa lista do usuário tem menos de 2 itens, na maioria dos casos estão até vazios.
Mesmo assim, nos logs estou vendo que este fluxo de adição está consumindo algo em torno de:
14.417 runs
23.109 WU
Média de ~1,60 WU por run
Para uma operação tão trivial, isso parece alto.
Minha dúvida
Esse exemplo é apenas um caso, mas levanta a pergunta maior:
Como consumir menos WU ao criar dados e ao fazer pequenas modificações, como anexar um item a uma lista?
Queria entender:
Existe uma forma mais leve de adicionar itens a listas?
Vale mais a pena estruturar o banco de dados de outra forma?
“Make changes to User” é sempre mais caro do que deveria?
Meu objetivo
Aprender boas práticas para minimizar o consumo de WU em ações básicas como:
Criar um novo registro
Atualizar campos com poucos dados
Anexar um item em uma lista pequena
Fazer pequenas mutações no usuário
Qualquer dica, experiência ou sugestão de como melhorar isso já ajuda demais!
Essa operação simples que você realiza eu não vejo uma outra alternativa, porque pelo que parece não exista outra forma de realizar esta operação por meios nativos. O que eu quero dizer com isso é apenas colocar em pauta uma recomendação, algo que eu tenho feito em todos os meus projetos do último ano pra cá.
Recomendo que você utilize banco de dados e um backend externo utilizando Postgres + N8N, realizando todas as operações CRUD. A única desvantagem real é o websocket, mas ainda assim você pode buscar uma forma de contornar isso.
Vou te dar um dado real pra você verificar se vale a pena pra você de acordo com seu modelo de negócio:
Entreguei há 2 meses um sistema para um hospital responsável por fazer todo o controle de pagamentos, gerenciamento de usuários, acesso do usuário final ao aplicativo (PWA) para acessar seus pagamentos, gateway de pagamento, enfim…
2.254 usuários cadastrados
Ações complexas de backend que eu não conseguiria desenvolver nativamente em Bubble agora apenas integro via API
Talvez isso não seja exatamente o que você buscava, mas eu gostaria apenas de compartilhar pra que caso seja viável pra você está aí uma solução.
O backend e banco de dados externo viabilizaram projetos em escala para a minha empresa, já desenvolvi outros projetos 100% em bubble, com um volume de usuários idêntico a esse e tive que abandonar, porque o consumo de WU chegou a mais 500k/mês e o cliente não quis bancar, apesar de ainda assim eu achar um valor justo pro mercado.
Fico a disposição para te apresentar minha estrutura, caso queira entre em contato por e-mail: joaoanzolim@hotmail.com
Obrigado pela resposta e pela sugestão. Acredito que sua ideia seria ideal para alguns dados do meu uso. Durante o dia, conforme minha plataforma cresce, temos muitos cadastros de usuários e, consequentemente, uma grande quantidade de dados é criada e modificada. É justamente nessa parte que temos o top 2 de maiores consumos de WU do app, com ações simples gerando um consumo elevado de dados.
Com essa sua orientação, talvez consigamos reduzir cerca de 30% do consumo de WU do meu app. Agradeço muito e vou estudar essa possibilidade com atenção para ver como posso fazer isso.