Performace de Serviço

Boa tarde!
Tenho um cliente querendo uma aplicação que segundo calculamos vai exigir pico 1000 requisições. Será que o serviço aguenta?

1 Like

@justino.porto, se estiver falando de chamadas API, o Bubble tem um limite de 1.000 chamadas/minuto.

Se estiver falando de requisições no próprio banco de dados, vai depender do seu aplicativo.

O Banco de Dados do Bubble não tem limitação. Você pode ter infinitos clientes e infinitos usuários lá dentro.
A limitação é em relação à quantidade de ações rodando em simultâneo.
Ou seja, vai depender totalmente do quão pesado é o teu aplicativo.

Veja, como exemplo, a Aqqua: 300 e poucos usuários ativos, e consumindo cerca de 1% da capacidade de servidor do Bubble (está no plano Personal, o mais barato).
Então em tese a Aqqua poderia escalar até 30.000 usuários.
O próprio aplicativo da Comunidade Sem Codar, 2.000 e poucos usuários, média de 10% de capacidade de servidor. Teoricamente poderia escalar até 20.000 usuários no plano Personal.

Depois teria que migrar para um plano maior do Bubble, e adquirir mais capacidade de servidor.
Mas são aplicativos leves.

A regra é a seguinte:
Cria teu aplicativo, vai colocando usuários, e vai analisando as estatísticas de uso na aba Logs.
Ali você vai conseguindo ver quais as ações que estão consumindo mais recursos, e vai otimizando.

Quando bater lá nos milhares de usuários, vai ver que não tem mais como otimizar e vai precisar aumentar a capacidade de servidor, é só deslizar a barrinha ali no Bubble.
E, convenhamos, é um belo problema pra se ter :slight_smile:

1 Like

@renatoasse
Bom dia! Muito obrigado pelo interesse. :grinning:
A preocupação é com um pico simultâneos de 1000 requisição ao servidor. É um produto no qual vou usar uma estratégia do tipo Formula Lançamento, sei que você tem conhecimento sobre.
Mas depois do pico, acredito que caí para um funcionamento leve.
O que acha? Só estou dependendo disso para fechar com um cliente.

@justino.porto, eu já fiz lançamento apontando pro Bubble e suportou bem.

Faz um teste da seguinte forma: cria a página que você acredita que vai ter todos esses acessos.
Aí faz um cadastro gratuito em https://loader.io e configura o teste. Você consegue simular um monte de coisa, tipo 5.000 acessos no decorrer de 5 minutos, e por aí vai. Aí você olha a performance.

1 Like

@renatoasse Valeu! A dica.
Dando certo eu entro na sua comunidade