Forum Academy Marketplace Showcase Pricing Features

Notificações com o OneSignal Plugin

Fala, galera do Brasil-il-il!

Estudo o Bubble há pouco tempo com os vídeos incríveis do @renatoasse e também do Fernando Frasão no Youtube. O primeiro me ensinou com seus vídeos a entender o Bubble. O segundo, me abriu a mente sobre aplicações “mobile-first” que poderiam ser feitas com o Bubble. Dois caras incríveis.

Bom, passado o momento do êxtase em conhecer o poder da ferramenta, comecei a desenvolver uma ideia com um amigo, Léo Andrade que também tem um canal no Youtube falando algumas vezes sobre o Bubble.

Nosso estudo é sobre um app de conversas online, mas que organiza as conversas através de assuntos. O nome provável será POP (Puxa o Papo!).

Um aplicativo como esse não poderia deixar de ter um recurso de notificações pra avisar ao usuário quando há conversas novas.

Tive muita dificuldade de usar o OneSignal, a princípio. Mas depois de me debruçar sobre ele, consegui fazê-lo funcionar (o plugin gratuito feito pela OneSignal mesmo!).

Criei todo o esquema usando notificações web push. E notei o seguinte: as notificações funcionam quase 100% no ambiente web, sem componentes contendo a URL (leia-se WEBVIEWER e cia!). MAs mesmo no ambiente WEB, o envio de notificações para usuários específicos não funcionou.

Quando usamos o recurso do plugin para perguntar ao usuário se ele quer receber notificações e isso é aceito, o Bubble envia para o OneSignal o “uniqueID” do usuário logado e isso fica guardado em um campo chamado “ExternalID” lá na base de dados do OneSignal. Mas há também um"PlayerID", que é um ID exclusivo do OneSignal.

Pois bem. O plugin, apesar de ter um workflow específico para enviar uma notificação para um usuário específico, realmente não funciona.

Notei também que o mesmo recurso, quando uso o app dentro de um WEBVIEWER, não funciona. Talvez porque o app nesse caso, seja considerado realmente um app nativo do Android, apesar de mostrar umna página WEB. Estou estudando agora este caso específico.

Alguém mais por aqui teve alguma experiência com o uso do OneSignal pra gente trocar uma ideia? Valeeeeeeu!

2 Likes

Descobri algo interessante. NOs diversos meios de comunicação (Youtube, artigos, blogs, etc), noto que as pessoas mandam colocar um termo “Basic”, antes da API KEY. Não sei exatamente o porquê.

Enfim, no meio dos meus testes, resolvi retirar esse termo. Agora consigo enviar notificações para usuários individuais., usando o plugin básico do OneSignal, todas as funções do plugin.

Trarei novidades tão logo elas surjam novamente. Valeu por enquanto!

@cortez.alexandre,

Show! Na autenticação às vezes vai o Basic, e às vezes não vai. Cada serviço tem um tipo diferente de autenticação. Bom que deu certo :clap::clap:

1 Like

Vou enlouquecer com esse plugin!!! hahaha
@renatoasse ajuda o camarada aqui. Olha o erro que estou recebendo.

Já coloquei basic, tirei basic, não sei o que pode estar rolando.

Opa @mcampello, difícil saber sem ver o que está rolando nos bastidores, e a ação que está gerando esse erro.

1 Like

Resolvi, facidéia do que houve, mas troquei o plugin pro original da OneSignal e usei o Basic antes. Bankinho.cc agora está mandando notificação :slight_smile:

Good news for those who still want to use OneSignal with mobile native app or wrapper!

We have launched recently our own plugin “OneSignal MAX Push Notifications (iOS + Android + Web)” that makes OneSignal work on any mobile and web platform, including iOS and Android.

For those who are interested, I write in detail about how it in my post.