Fala galera!
Como devem ter notado, ADORO facilitar a vida de quem quer criar aplicativos e sente falta de conteúdo em português.
Mas não falta só conteúdo em português, faltam também ferramentas de integração específicas para Brasil e Portugal.
Em soluções de pagamento, por exemplo, o Bubble é muito casado com o Stripe, que nem aceita oficialmente o processamento de pagamentos no Brasil ainda.
Por isso, criei um plugin de integração Bubble x Pagseguro:
O plugin do Pagseguro aceita, por enquanto, 3 modalidades de pagamento:
- Checkout com Redirecionamento
- Checkout Transparente (sem redirecionamento)
- Recorrência / Assinatura
Futuramente vou fazer também o Split de Pagamentos (para dividir o recebimento entre 2+ pessoas), ideal para marketplaces e modelos de aplicativos que geram comissão.
BREVE TUTORIAL DE USO:
Para criar suas credenciais de acesso ao Pagseguro:
- Crie sua conta de testes em sandbox.pagseguro.com.br
- Crie sua conta real em pagseguro.com.br
Para criar um Checkout com Redirecionamento:
- Obter Autorização Código Checkout
- Encaminhar o usuário para a URL de aprovação com o código de checkout gerado acima
Para criar um Checkout Transparente:
- Gerar Sessão
- Gerar Token do Cartão
- Processar Pagamento no Cartão
Para criar uma cobrança de Recorrência / Assinatura:
- Criar Plano (1 vez só)
- Gerar Sessão
- Gerar Token do Cartão
- Fazer Adesão ao Plano
Para criar notificações (importantíssimo, pois é a forma que o Pagseguro avisa seu aplicativo sobre alterações de status nos pagamentos), crie uma API ENDPOINT (em API Workflows) com as ações abaixo:
- Consultar Notificação
- Ao fazer a chamada acima de consulta da notificação, você vai receber todas as informações atualizadas da transação. Então aqui você pode alterar seu banco de dados de acordo com as informações recebidas.
É isso.
Peço aos amigos um pouco de paciência ao realizar os testes, pois este é o 1° Plugin que crio para o Bubble. Ainda estou pegando o jeito
Então, se tiverem qualquer problema ou dificuldade, me chamem por aqui ou pelo meu insta @renatoasse.
Abraços!
Renato Asse
Meus tutoriais de Bubble no YouTube
Meus tutoriais de Bubble no Blog
Meu Instagram