Forum Academy Marketplace Showcase Pricing Features

Tutorial Bubble para Iniciantes

Fala pessoal!

A pedido dos Bubblers brazucas, criei um tutorial de introdução ao Bubble, para quem quer dar os primeiros passos no Bubble e criar qualquer tipo de aplicativo Web.

Neste tutorial, falo sobre:

  • A diferença entre Bubble, Wordpress e Wix (ou Frontend x Backend)
  • Que tipos de aplicativos podemos criar com Bubble
  • O que preciso saber para começar a criar aplicativo com Bubble
  • Como traduzir o Bubble para Português / Brasil
  • Apresentação da Interface de Design do Bubble
  • Ações e Fluxos (Workflows)
  • Banco de dados (Data)
  • Estilos (Styles)
  • Plugins
  • Configurações (Settings)
  • Logs e Registros de Uso
  • Como criar um aplicativo de login e cadastro de usuários
  • Como criar um aplicativo estilo AirBNB com cadastro e listagem de imóveis
  • Como fazer um filtro de busca na listagem
  • Exemplo de plugin: como colocar gráficos no seu aplicativo
  • APIs e integrações com outros serviços e aplicativos
  • Como testar e publicar seu aplicativo Web

Veja o vídeo:

Se tiverem dúvida sobre algum tema em específico ou se não entenderem alguma parte do tutorial, é só me chamar aqui pelo Forum mesmo!

Grande abraço!

Renato Asse
Meus tutoriais de Bubble no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvNQuM8oPy-oO-5RZ80vf8Q
Meu tutoriais de Bubble no Blog: https://www.semcodar.com.br

20 Likes

Olá Renato, tenho uma dúvida… Coisinha boba, como faço um botão com link externo no Bubble?
Como se fosse um href do html

Ps.: Gosto mto do seu trabalho, parabéns, conheci a plataforma bubble através de vc. E tirou meu “preconceito” de ferramentas de desenvolvimento, sou programador há alguns anos, e sempre achei que estaria jogando meu conhecimento fora se utilizasse essas ferramentas, mas apenas eliminou o código.

1 Like

Oi @pedraohenrique201, que legal, seja bem vindo :grinning:

Use o elemento LINK pra isso, e aponte para External URL.

4 Likes

Maravilha, mto obrigado, consegui adicionar este plugin e utilizar.
v2-busca-fipe.bubbleapps.io - Utilizei na tabela fipe que vc passou, e agr ela vai rodar em um sistema de automóveis. Mais uma vez mto obrigado, e parabéns pelo trabalho.
Obg pela atenção!!!

Olá renato boa noite sou novo no bubble me da uma quando faço o login no bubble e vou em criar novo aplicativo aparece a menssagem diz que o aplicativo esta em curso

Opa @eduardo_calaca,

Provavelmente vc está tentando usar um nome de aplicativo que alguém já escolheu antes :slight_smile:
Tente outro nome.

Renato, boa Noite amigo, sou seu fã, gosto dos seus Videos e indiquei amigos para lhe seguir, estou desenvolvendo um serviço de clientes com identificação por QRCode, cada QRcode tem que apontar para o mesmo cliente que possui o cartão. Você teria como me dá uma dica?

Opa @studioralfdesign, obrigado pelas palavras :slight_smile:

Sim, use esse plugin:

Nesse vídeo aqui eu uso ele, inclusive:

E ae Renato, tudo beleza? Cara que massa é o Bubble! Comecei como web design, lá em 2002 e já vi muita coisa desse universo e programação sempre foi um desafio pra mim. Já editei muito script em ASP e PHP quebrei muito a cabeça com JavaScript e as CSSs até que comecei mudar para os CMS como Joomla, Drupal e por último o Wordpress. Mas com o advento do No Code, acho que se abre um novo caminho para o desenvolvimento web, principalmente para os designers como eu, enfim, estou animado e espero fazer seu curso em breve.

Mas, queria te perguntar algo. Entendi a interação com o Banco de Dados, mas quero sua opinião.

Qual o grau de dificuldade em criar um sistema de Agenda onde exista níveis para acesso para incursão de dados e recuperação desses dados e visualização desses registros para níveis distintos?

Outra dúvida. É possível criar módulos para um mesmo sistema? Exemplo um módulo de agenda, um módulo de escalas de serviços, um módulos de gestão de visitas e todos podendo conversar entre si e com as permissões de visualização e de alteração? É possível com o bubble?

Obrigado!

1 Like

@naranayama,

Não é difícil.
Você usa o plugin Full Calendar pra coordenar uma agenda.
Cria “agendamentos” no banco de dados com data de início e fim. Mostra esses agendamentos no Full Calendar.

Cria diferentes permissões no banco de dados, bota o que cada um pode visualizar com as Condicionais.

Enfim, tudo isso é gestão de dados. Basta estruturar o banco de dados, as páginas e as ações, pra fazer de acordo com o que você busca.

1 Like

@renatoasse, tenho uma dúvida e após verificar seus vídeos e outros tópicos aqui do fórum, a duvida ainda persiste.

Tenho uma tabela chamada Insumo, onde o usuário cadastra por exemplo
|Nome do insumo (leite) | Quantidade (1) | Unidade (litros) | Preço (R$3,00)
Tenho outra tabala chamada Ficha Técnica que é como se fosse a receita, que o usuario cadastra:
|Nome do insumo (leite) | Quantidade (3) | Unidade (litros)

Ele tem um botao de adicionar insumos e os adicionados vão para um repeating group e quero que no repeating group apareça o custo do leite nessa receita, ou seja, ele faria “regra de tres” da tabela insumo com a informada na fica técnica.

Desde já, muito obrigado e parabéns pel trabalho que vc tem em levar o conhecimento adiante.

Oi @ggcastro86,

Difícil entender sem ver um print de como está estruturado o banco de dados.
Mas, aparentemente, vc precisa conduzir uma busca pra achar a ficha técnica cujo nome seja igual ao nome do insumo da célula atual.

Olá @renatoasse, segue os prints do BD

A imagem “1” demonstra o insumo cadastrado.
A imagem “2” demonstra a receita “bolo de cenoura” que contem o insumo que foi cadastrado na tabela anterior.

A ideia é mostrar que, se o cadastro da manteiga de 500 gramas custa 21,50… para fazer o bolo de cenoura que vai 70 gramas de manteiga, quanto custaria?

Desde já, obrigado!

1 Like

Procure o Insumo cujo nome seja igual à “Manteiga”, e multiplique o preço desse insumo (21,5) pelo peso desse item (70). Vai dar 1.505.
O problema é que vc está misturando as medidas. R$21,50 deve ser o peso do kg né, então teria que dividir o 1.505/1000.

Sugiro padronizar todas as medidas em gramas. Ou fazer várias condicionais.

Bom dia,
Iniciando no Bubble à partir dos seus videos, achei a ferramenta muito interessante, mas num dos seus videos você diz que iniciando o aplicativo o bubble ja cria o banco de dados automaticamente e daí á só seguir, mas no meu caso, talvez tenha pulado algo não sei, mas não aparece nada:

@adriana.portal,

O tradutor do navegador buga nessa tela às vezes. Só desativar o tradutor.

1 Like

Opa … Renato Gostei dos seus videos muito massa, estou trabalhando num app classificados e como coloco opcao categorias como o olx?

Oi @lucasversino, seja bem vindo :slight_smile:

OLX é um marketplace: de um lado vendedores cadastram produtos e serviços que querem vender, e do outro lado interessados encontram esses produtos e serviços.

Veja a playlist da Aqqua que é um excelente ponto de partida para criar um marketplace:

Oi, Renato. Parabéns pelo conteúdo. Incrível.
Quando crio um campo na tabela no Bubble, preciso escolher o tipo de dado, porém o tipo que preciso eu não encontro. TIME. É uma coluna que exibe o tempo de preparo de um prato. Pode me ajudar?

Obrigado

Como faço operações matemáticas ?
ex: Somar e multiplicar o numero digitado pelo usuário com o valor que esta no banco de dados.