Tutorial Bubble para Iniciantes

Olá minha duvida talvez seja mais boba;
Minha dificuldade é quando quero salvar a data e hora corrente no banco de dados.

Na hora de cadastra algo, ele lançar no campo correspondente a data e hora atual.
No banco de dados já criei um campo data.

Porém quando vou escolher no workflow, procuro pelo campo, informo current date/time, informo o formato, porém ele abre novas opções e não consigo concluir.

Renato, sou obrigado a criar um BD externo? Ou posso utilizar o BD do proprio Bubble? esse banco subiria junto com o App na Play Store? Tenho duvidas de criar um BD e ao final do meu projeto, ter que recomeçar por falta de experiencia no assumto, agradeço sua atençao

@app1 Use o Banco de Dados do Bubble, sem sombra de dúvidas. Muito mais simples.
Se subir na play store será via Webview, então na realidade será só uma moldura que abre teu aplicativo web:

Muito obrigado meu amigo, vc teria uma receita de bolo para ativar o Bluetooth do celular, Parear com um dispositivo (placa Arduino) e recuperar uma variável?

Renato, existe algum argumento para inserir uma coisa (item) repetida em um Custom State setado como lista? O Plus Item desconsidera se o item já contém na lista. Abraços estou seguindo seus vídeos passo a passo e está me ajudando a entender a ferramenta. Sucesso

Opa, o tutorial explica como inserir um produto(item) e tornar visível no app, eu estou tentando inserir um botão para alterar o produto ou item inserido, é possível?

Cara muito top teus vídeos, me dá uma força num problema aqui, preciso criar um app de quiz do tipo múltipla escolha, entende? bem simples, mas com perguntas e pelo menos 4 opções de resposta, pode me dar alguma dica?

Opa @daniel_kaka15, o segredo é entender que tudo é cadastro e visualização de banco de dados.
Se você aprender a cadastrar itens no banco de dados, e visualizar itens no banco de dados com grupos repetidores, consegue fazer isso tranquilamente, aí é só ir criando os formulários e páginas de visualização.

Sugiro criar 3 tabelas:

  • Perguntas (campos “lista de opcoes”, “opcao correta”, "pergunta)
  • Opções (campos “texto”)
  • Respostas (campos “resposta”, “pergunta” e “acertou”)

Ficaria assim:

Olá @renatoasse,

Iniciando agora com o Bubble. Não sou programador, mas estou me virando e seus vídeos estão me ajudando muito, obrigado!

Tenho uma dúvida: trabalho no RH de uma empresa e quero disponibilizar consultas e cadastros de cargos e salários da empresa para os Business partner. Porém, cada um é responsável apenas por uma área da empresa (finanças, logística, vendas) e portando podem apenas acessar os dados daquela área. Como poderia fazer isso, podes me ajudar?

Olá Pedro. Já entendo do Bubble mas estou sem tempo. Preciso de alguém que faça uns jobs pra mim. Tem disponibilidade?

Oi Renato. Já estou te acompanhando a algum tempo, já consigo fazer muitas coisas no Bubble mas sem tempo. Você disse em alguns vídeos que indica algumas agências ou profissionais para trabalhar no bubble. Pode me indicar?

Boa tarde, me desculpe perguntar assim sem ainda nem ter colocado a mão na massa.
Não entendo nada estou vendo seus materiais do youtube e tudo que encontro sobre bubble, sou programador de outras linguagens… então me surgiu aqui uma dúvida…
Consigo conectar uma aplicação C# ao banco de dados padrão de minha aplicação bubble ? muito obrigado… desde já.

Opa @renatoasse!

Como excluir uma linha de registro?
Exemplo:
Tenho uma lista de produtos, exibido ela num grupo repetidor e quero colocar um botão excluir do direto ali.
Consegue me ajudar, por favor?

Obrigado.

@joaofabianosiqueira, use a ação “Delete thing”:

https://bubble.io/reference#Actions.DeleteThing.to_delete

@solarsistemas, depende de como você expõe os dados na tua aplicação.
Você consegue puxar dados no Bubble via SQL Connector (caso teu banco de dados seja SQL), ou via API.

Mostro aqui um exemplo:

Muito obrigado pela ajuda @renatoasse!
Eu já havia seguido por esse caminho, mas não estava dando certo.

Vou deixar aqui minha contribuição, seguindo a lógica que fiz:

Adicionei um ícone de exclusão (lixeira)
image

Adicionei uma ação de “Delete thing”, como instruído pelo @renatoasse.
image

Na ação inseri as seguintes instruções:
image
Explicando:
Dentro de um grupo repetidor, criei o grupo produtos para mostrar todas as características do meu produto cadastrado. Então, nesta expressão, mando o Bubble deletar tudo que está no grupo, para ele entender mando transformar em lista, assim ele pega tudo que está no registro do BD, e digo que é para pegar o primeiro item, pois como cada registro contém apenas um item ele excluirá o correto.

Funcionou perfeito.

Me corrija ou complemente se for o caso Renato ou algum da comunidade.

Obrigado a todos e principalmente ao @renatoasse pelas contribuições.

Muito obrigado… Valeww !!!

Renato. Como faço para registrar no banco do Bubble dados inseridos de páginas difernte do mesmo aplicativo?? Pois quando o usuário insere os dados é gravado no banco em linhas diferentes.

Olá, Renato.
Como faço pra colocar um link em uma imagem?

Oi @fabiogrp, clica com o botão direito na imagem, “Start/edit a workflow”, o Bubble já vai criar um gatilho pra quando clicar na imagem, aí você configura a ação :slight_smile: